A cidade de Torres, que faz divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é considerada a mais bonita das praias gaúchas. Com suas falésias e morros, destoa do restante da faixa litorânea, plana e sem grandes elevações.
Torres é a praia preferida de muitos gaúchos e ponto de parada estratégico para muitos turistas argentinos e uruguaios que estão indo viajar para o litoral de Santa Catarina. Na baixa temporada, que vai de 1º de maio a 14 de dezembro, a cidade tem cerca de 30 mil habitantes, podendo chegar a 500 mil nos meses de janeiro e fevereiro.
Mesmo com esse grande aumento populacional, a cidade possui hoje toda uma estrutura preparada para receber esses turistas. Se fora do verão as temperaturas no Rio Grande do Sul não são tão quentes e acabam não encorajando muito os banhos de mar e de sol, a praia segue atraindo muitos pescadores, surfistas e amantes de outros esportes radicais, como o Rappel e os vôos de paraglider na baixa temporada.
Hoje, também acontecem alguns grandes eventos fora de época, como o Festival de Balonismo de Torres, que acontece geralmente em maio e é considerado o maior evento do tipo na América do Sul.