A teoria de que os continentes não estiveram sempre em suas posições atuais foi sugerida pela primeira vez em 1596 pelo holandês Abrahan Ortelius, que também é responsável pelo que é considerado o primeiro atlas da idade moderna, uma obra desenhada à mão com 139 mapas coloridos, por isso esse homem ficou conhecido como o pai do Atlas moderno. Foi também ele quem sugeriu que as Américas foram rasgadas e afastadas da Europa e África por terremotos, inundações e ainda acrescentou que " os vestígios da cultura revelam-se se alguém trouxer para sua frente o mapa do mundo e observar com cuidado as costas dos três continentes". Essa ideia seria retomada novamente no século XIX.
Já no inicio do seculo XX em 1920 o meteorologista alemão Alfred Weneger levantou uma hipótese que criou uma grande polêmica entre a classe científica daquela época. O pesquisador chegou a essa conclusão depois de uma série de estudos profundos sobre o nosso planeta. Segundo ele há aproximadamente 200 milhões de anos os continentes não tinham a configuração atual pois existia somente uma massa continental, ou seja não estavam separadas. Essa massa continental conínua foi denominada de Pangeia- que no grego significa "toda a terra ".
A pangeia era envolvida por um único oceano chamado de Pantalassa. Passados milhões de anos a Pangeia se fragmentou devido a movimentação de placas tectônicas que geram atividades sísmicas e vulcânicas os pedaços de terra foram demitido e acabaram se afastando com o passar dos anos. A fragmentação da pangeia deu origem a dois mega continentes denominados de laurásia e Gondwana. Essa separação ocorreu lentamente e se desenvolveu deslocando- se sobre um subsolo Oceânico de basalto.
Quando chegou o que é conhecido como Era Cenozóica, as formas dos continentes começaram a se assemelhar as formas que hoje em dia conhecemos. Nessa era a Índia se chocou contra o Continente Asiático com tamanha pressão que do choque entre as placas nasceu a Cordilheira do Himalaia, Onde fica o Monte Everest, o mais alto da terra .
Algo que mais convence os cientistas é o fato de que existe uma aparência de encaixe quase perfeito entre os litorais leste da América do Sul (onde Torres faz parte!) e o litoral Oeste da África. A separação entre África e América do Sul decorreu da movimentação constante das Placas tectônicas sob o manto, movimento esse que aconteceu em todo planeta. Pode-se dizer que a posição dos continentes vem se modificando no decorrer de toda a história. Essa constatação é resultado de estudos recentes realizados principalmente a partir de meados do século 20 como a gente já comentou antes. Esse movimento dos continentes deve-se ao movimento das placas tectônicas, responsável também por abalos sísmicos e pelas atividades vulcânicas .
Ainda hoje em dia, por exemplo, os continentes se separam e as formações geológicas mais recentes como a Cordilheira dos Andes ainda crescem em altura devido a essa mesma razão. Mas voltando a época em que a pangéia se dividiu, após o inteiro processo os dois mega continentes deram origem a configuração atual dos continentes que a gente conhece.
Para conceber tal teoria Alfred tomou como ponto de partida exatamente o fato que constatamos: o contorno da Costa Americana com a da África que visualmente possui o encaixe quase que perfeito. No entanto, somente esse fato não fundamentou sua hipótese científica .
Outra descoberta importante para fundamentar sua teoria foi a comparação de fósseis encontrados na região brasileira e também na África. Nesse sentido ele constatou que tais animais eram incapazes de atravessar o Oceano Atlântico e assim concluiu que os animais teriam vivido nos mesmos ambientes em tempos remotos. Entretanto, mesmo após todas as informações contidas nesta hipótese, a teoria não foi aceita tendo sido ridicularizado pela classe científica. Sua hipótese foi confirmada somente em 1960, 30 anos depois que Weneger morreu tornando-se a mais aceita teoria .
Se olharmos para trás veremos que a terra não era o lugar mais propício para a sobrevivência do ser humano. 700 milhões de anos atrás, por exemplo, o ser humano não existia e o meio ambiente aqui no nosso planeta estava totalmente congelado. Voltando para 300 milhões de anos atrás, os continentes estavam unidos no único continente e um pouco mais à frente, há 65 milhões de anos, um meteoro causou a extinção em massa e acabou com os dinossauros entre outras espécies.
No fim, mudanças climáticas e evoluções geológicas acabaram mudando o mundo, deixando- o como a gente conhece hoje em dia.
Em 2001 foi realizada uma solenidade em Torres, onde oficialmente ficou reconhecida como parte da África. Por lá também foi realizada a mesma cerimônia.
Você já sabia desta curiosidade sobre Torres?