(51) 98971-3007
Fale conosco!

Conheça a Lagoa do Violão

Cercada por diversas espécies de animais e plantas, a Lagoa do Violão é um dos pontos de atração turística muito apreciado, com pista de caminhada, bancos e passeio de pedalinhos e caiaques.


 A Lagoa do Violão fica no centro da cidade e próxima ao mar, e por lá você pode contemplar um pôr do sol de tirar o fôlego, conhecer as tartarugas que ali residem, bem como lontras, peixes e pássaros que fazem dali seu habitat natural.

A Lagoa do Violão é muito procurada por turistas e moradores para passar finais de tarde, ou tomar um bom chimarrão em seus momentos de lazer.

Com a urbanização, novos empreendimentos foram sendo construídos ao redor, bem como uma nova praça foi recebendo total infraestrutura esportiva e desportiva.

Seu nome é justificado pela famosa lenda de conhecimento popular:

Ela começa com o naufrágio de um antigo navio espanhol, na Ilha dos Lobos em frente à Praia Grande. Quando a forma como o único sobrevivente encontrou para chegar até a areia, foi usar o seu inseparável violão como boia.

Encontrado quase sem vida pelo chefe da tribo que habitava o lugar, onde séculos depois seria erguida a Praia da Cal, o espanhol foi acolhido pelos índios e passou a conviver com eles. E a encantá-los com sua música.

Não se sabe qual era o nome deste cantor, mas sua nova comunidade o chamou de Puiara, que em tupi-guarani significa o dono da música.

E com esta propriedade especial, fez com que muitos se apaixonassem fervorosamente por ele. Inclusive uma bela jovem de nome Ocarapoti, que quer dizer flor silvestre, filha do todo poderoso cacique. E o pai da moça, ao perceber que o feitiço do homem que sobrevivera à fúria do mar, estava contaminando a todos e lhe trazendo grande poder, decidiu que algo precisava ser feito.

A morte do tocador de viola foi então decretada pelo chefe, com direito a cremação e as suas cinzas transformadas em uma pasta ingerida por todos. Pois acreditava-se que seu dom poderia assim ser distribuído para a felicidade geral da tribo. Mas Ocarapoti não se conformou, e junto com o violão do amado se refugiou em cima do morro que um dia receberia um farol. E até o fim dos seus dias, derramou dolorosas lágrimas sobre a planície.

E tantas e tão apaixonadas foram, que formaram uma lagoa no formato do instrumento que tanto tocara o seu coração, e de muitos outros da sua comunidade…

Mas o tempo passou. E vieram os prédios com seus apartamentos, os pedalinhos com seus veranistas e muitos outros violões com novas canções. E as águas seguiram ali como prova do amor da bela Ocarapoti por Puiara, o encantador espanhol que sobreviveu a uma tragédia no mar, mas foi engolido pela tribo de sua amada…

Leia outros artigos
Nós usamos cookies. São pequenos arquivos para personalizar sua experiência. Você pode ler nossa Política de Privacidade para mais informações.
Quer mais infos? Fale conosco agora!